sábado, 28 de maio de 2016

Lançamento Editorial - "Nomes do Amor" ,de Simone Rodrigues (NAU Editora,2016)

 ***********************************************

A Autora

SIMONE RODRIGUES é artista e pesquisadora, trabalha há 20 anos com projetos de ensino, produção e curadoria de fotografia.
Especializada em história da fotografia.

*Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio.

*Curadoria de “Outros Tempos”, mostra de videoarte brasileira (Galeria Maria Lucília Cruz, Lisboa, 2013); da exposição “Qual é a sua?”, de jovens fotógrafos brasileiros (Festival Encontros da Imagem , Portugal, 2012).

*Pesquisa e Curadoria da exposição, com publicação de catálogo “A Pintura em Pânico - fotomontagens de Jorge de Lima” (Caixa Cultural RJ, 2010)

*Mestre em História da Cultura pela PUC-Rio, fez parte do grupo diretor do Foto in Cena (1993-98) e do Ateliê da Imagem (1999-2007).

*Desde 2008 à frente da NAU Editora, vem produzindo livros de arte, ciências humanas e fotografia. Contemplada no II Programa de Fomento à Cultura Carioca (2014) com a série de retratos “Nomes do Amor”.

(FONTE: Site da Escola de Artes Visuais do Parque Lage-Rio)

****

O Projeto



*Desenvolvido desde 2014,com o objetivo de dar visibilidade a uma realidade ainda pouco conhecida e compreendida em nossa sociedade.

*Simone fotografou 28  casais LGBT,casados ou em união estável, juntos há mais de dois anos, moradores na cidade do Rio de Janeiro.

*As fotos,tomadas em ambientes domésticos, com os entrevistados em trajes descontraídos,são acompanhadas de depoimentos a partir das entrevistas realizadas no Centro,na Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste do Rio.

*Foram visitadas,também, as cidades de Macaé e Niterói (RJ)

 
* Iniciado com recursos da fotógrafa, o projeto recebeu em 2015 o patrocínio do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura (linha de ação LGBT).
Assim, foram viabilizadas a edições do livro,do vídeo,do making- of e a elaboração do site que será  atualizado sobre os desdobramentos do trabalho. 

*******
*Site   >  www.nomesdoamor.com  
*Em 2016,"Nomes do Amor" continuará em âmbito nacional, com a intenção de  esclarecer, para eliminar  o preconceito e a discriminação, este novo contexto familiar que já conta com proteção legal e jurídica.


*Matéria da Agência Brasil em:
521 https://vimeo.com/164714521https://vimeo.com/164714



* Vídeo do Making-of  em:
https://www.youtube.com/watch?v=Q17eRYc3KR8

  
*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

31 de março : Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição | Golpe militar no Brasil 1964 : Triste coincidência

  Em Portugal: A Resolução da Assembleia da República n.º 20/2020 Consagra o dia  31 de março  como  Dia Nacional da Memória das Vítimas da ...