sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Tailândia, paraíso homossexual ?

Há controvérsias.. 

Visto como um paraíso para a comunidade LGBT, ainda falta muito a ser feito para que- na Tailândia-seus direitos sejam equiparados aos dos héteros.

Somente em 1956, a  homossexualidade foi descriminalizada.

Apesar do apoio legal, sentir atração por pessoa do mesmo sexo, ainda era arriscado.

Em 1990, começaram a acontecer  mudanças de posturas públicas e, em 2002, o Ministério da Saúde tailandês declarou publicamente que ser homossexual não era mais ser doente mental.

A partir de 2005, foi liberado o alistamento de gays nas forças armadas do país. 

Mas, até agora (2016),casais do mesmo sexo e as famílias chefiadas por casais do mesmo sexo não possuem as  proteções legais disponíveis para casais héteros.

Os homossexuais se queixam de assédio e discriminação,contrastando com o apelo de "turismo rosa"  do um vídeo institucional :

""Desfrutem a liberdade. A Tailândia dá as boas-vindas à comunidade gay"


 

 

Apresentação

                                               ( Fonte: site Wikitravel)

 

"Apenas 14 graus abaixo do norte da linha do Equador, Bangkok é uma metrópole tropical e uma das cidades mais receptivas a turistas na Ásia. 
Um choque aos sentidos, os visitantes são imediatamente confrontados com o calor, a poluição e o sorriso irrepreensível que acompanha todos os tailandeses. 

Apesar das reportagens sensacionalistas internacionais e as primeiras impressões, a cidade é surpreendentemente segura, mais organizada do que aparenta inicialmente ser e cheia de jóias escondidas esperando para serem descobertas. 
A relativa alta umidade e a temperatura quente favorece o crescimento de plantas tropicais - é possível encontrar orquídeas exóticas e deliciosas frutas em todo o lugar. 

A culinária tailandesa é justificadamente famosa, variada e acessível. Monges em robes, letreiros luminosos, graciosa arquitetura, pratos picantes, mercados coloridos, engarrafamentos e um clima tropical andam juntos e uma feliz coincidência. É difícil deixar a cidade sem impressões calorosas." 

***********

 A Tailândia tornou-se monarquia constitucional em 1932. 
Seu trono é ocupado atualmente pelo Rei Rama IX (desde 1946).

*****************
  Bangkok  Gay

(informações disponibilizadas em enciclopédia LGBT )

Além das histórias sobre as preferências sexuais do rei Rama VI ( 1910-1925), pouco se sabe sobre a comunidade LGBT antes do início do século XX. Debate-se sobre o uso dos termos ocidentais  "gay", "lésbica", e"transexual": se são identidades agregadas à  cultura tailandesa ou são influências ocidentais que chegaram nas décadas de 60 e 70.Por conta da permissiva religião budista,de atitudes não muito louváveis de funcionários do governo e do capitalismo desenfreado,  Bangkok tornou-se o coração de "gay" da Ásia. 

Conhecida como "A cidade de Anjos", tem população de mais de sete milhões de habitantes, dezenas de hotéis, apartamentos, pensões, bares, discotecas,restaurantes, saunas, casas de massagem e serviços de acompanhantes que atendem a homens. espaços comerciais, e   bares go-go.
 As lésbicas locais, geralmente, socializam em pequenos grupos de amigos numa base informal formada em 1986,a Anjaree,que  publica boletim informativo, planeja reuniões ordinárias e extraordináriaseventos, e se engaja em ativismo político.Bangkok também é bem conhecido por seus cabarés (grande atração turística), que dispõem de  profissionais crossdressers  e transgêneros.


*****************************

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário