domingo, 27 de setembro de 2015

-"A pele de Vênus", de Roman Polanski

Risadinhas nervosas,meio histéricas de senhoras na fila de trás na sessão das 17.50 do Shopping da Gávea,ontem.

Platéia estupefaciada.
Polanski, realmente, não é para principiantes....,

 E me autoelogiei em silêncio pela compreensão e captação da mensagem que ele desejou passar. 
A vivência de tantos anos ,lidando com pessoas da comunidade LGBT portadoras de problemas e angústias  , bem que ajudou.
Todas elas traumatizadas pela inadaptação ao meio em que vivem e ao silêncio em que são obrigadas a se refugiar.
***********************
 TEXTO DE INACIO ARAUJO
Crítico de cinema da FOLHA

""Uma atriz entra no teatro onde acaba de terminar uma sessão de testes para a peça "A Pele de Vênus".
Vanda (Emanuelle Seigner) é o seu nome e parece ter todas as qualidades para ser rejeitada: é mal educada, vulgar, ignorante. E, pior, já vai dizendo que a peça, adaptada do romance de Leopold von Sacher Masoch (1836-1895) é pornográfica.

Vanda é insistente. Tanto que o adaptador e diretor Thomas (Mathieu Amalric) não consegue se livrar dela. Ao fim, concede-lhe o direito de ler uma cena.

Então, a surpresa: Thomas percebe que Vanda não é a atriz pornô que ele imaginava. Ela se transfigura. Na pele de Wanda von Dunajev mudam a voz, os gestos, o olhar.


Thomas, boquiaberto, começa a lhe dar as réplicas. 
A satisfação do encenador faz com que a comunicação entre os dois se aprofunde. Aturdido, ele percebe que Vanda tem a peça decorada.

A Vênus diante dele não deixa de lembrar Marlene Dietrich (1901-1992). E lembrar Marlene é, imediatamente, evocar um jogo de dominação de que a perversão não está ausente. Afinal, ninguém adapta Masoch impunemente.

De leitor, Thomas converte-se em Séverin, o personagem masculino. Como resistir, afinal, a uma atriz que conhece tão bem o seu papel? E que dá sugestões pertinentes sobre a peça?

Com isso, o jogo está lançado: quem dirige? Thomas ou Wanda? O conflito de poder, algo bem a gosto do diretor Roman Polanski, entra em cena. Mas o homem parece não ter muitas armas. Quando Vanda lhe diz que a peça é sexista, tudo que ele pode articular são alguns lugares comuns sobre a mania de reduzir tudo a um fenômeno social ou psicológico.

Existe ainda a troca constante de papéis, como se os personagens se duplicassem. 

As tensões interpessoais e as perversões, também. 
E presente está, sobretudo, a atriz Emmanuelle Seigner. Porque este é filme feito por Polanski para Seigner.
Ela é Vanda, Wanda, Marlene Dietrich: é teatro e cinema se fazendo diante de um Mathieu Amalric que parece tão desconcertado quanto Thomas diante de sua Vênus."

*********************************

 

*******


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diretas já -40 anos

    A CAMPANHA QUE MOBILIZOU O BRASI L    Quando os militares deram o golpe de estado em 1964, trataram logo de garantir sua longevidade no ...