quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gus Van Sant



O diretor de cinema ,produtor,fotógrafo,músico  e roteirista Gus Van Sant Júnior  nasceu em 24 de julho de 1952 em Louisville, Kentucky,filho de Elizabeth (Betty) e Gus Green Van Sant Senior, que se tornou um próspero fabricante e vendedor de capas de chuva (a Mac Raincoat).

A mobilidade exigida pela profissão do pai fez a família residir em várias cidades.


Os estudos de 1º grau foram realizados na Darlen High Scholl em Connecticut e na Catlin Gabel Scholl em Portland,Oregon,onde nasceu a paixão pela pintura e pelo filmes.


Já na Rhode Island Scholl of Design, em 1970,

seus curta-metragem realizados com câmera Super 8 câmera Super 8 foram aprimorados pela descoberta do cinema de vanguarda de  Stan Brakhage et Jonas Mekas.

Em 1976,depois de algumas viagens à Europa,começou a trabalhar em Los Angeles, como assistente de produção. 

Esta fase foi recordada no média metragem Alice in Hollywood, de 1981, sobre uma jovem atriz ingênua que perde as ilusões em Hollywood.Este filme nunca veio a público. 

Seu lado musical emergiria novamente em 18 Songs About Golf,gravado em 1983 e que seria lançado apenas em 1998.

Começa a ser reconhecido como diretor e se fixa em Portland.
e forma sintonia artística com William S.Burrough,escritor e ícone beatnik.

Agora Gus se instala em Nova York por cerca 

de dois anos,trabalhando em agência de publicidade e resolve adaptar um curta semiautobiográfico de Walt Curtis,Mala Noche  (investiu 22 mil dólares de suas economias no projeto). 
Em 16mm e preto e branco ,conta a história de amor entre dois clandestinos mexicanos.

A acolhida favorável da crítica do jornal Los Angeles Times- que escolhe o filme como Melhor Filme Independente de 1985 leva o filme a vários festivais.  



Filma outro grande sucesso, Drugstore Cowboy (1989) ,com Matt Dillon,sobre a "família" composta por quatro jovens toxicômanos à procura de dinheiro,assaltando farmácias para suprir a falta da droga.O roteiro é baseado numa autobiografia de James Fogle, ex- usuário e traficante de drogas 
.
O próximo trabalho,  My own private Idaho (1991-"Garotos de Programa " no Brasil) é uma espécie de amostra de Gerry (2002)
Um crítico o descreveu como "périplo shakespeariano de dois  rebeldes" : Keanu Reeves et River Phoenix.
Trata-se de uma relação complicada entre dois jovens que se prostituem mesclando identidades,amizade amorosa e familiar.
Ganha o prêmio de melhor roteiro independente no  Independent Spirit Awards   e dá  à River Phoenix  o prêmio de melhor ator no Festival de  Veneza  (1991) 

 Roda da fortuna do sucesso



Em 1993,confirmado o sucesso,Gus Van San adapta para a tela o famoso 
romance de Tom Robbins  Even Cowgirls Get the Blues("Até as vaqueiras ficam tristes" no Brasil) com Uma 
Thurman,John Hurt e Keanu Reeves,
contando a jornada de Sissy,mulher que percorre as estradas americanas em busca de si mesma.

Com orçamento de 8 milhões de 

dólares, o filme foi um fracasso de critica e de público que comprometeu por algum tempo sua reputação como realizador.   

Mais focado, lança   To Die For (1995-"Um sonho sem limites" no Brasil),comédia de humor negro sobre uma novata aspirante a jornalista(Nicole Kidman) que não permite que o amoroso  marido (Matt Dillon) atrapalhe sua carreira.
 Joaquim Phoenix, ex-ator infantil, teve ali seu primeiro papel adulto importante.

Foi o primeiro trabalho de Van Sant para um 
grande estúdio (Columbia), e o sucesso colaborou para aprovação de outros projetos, esses de sua própria escolha.
Também em 95,atuou como produtor executivo em  "Kids" de Larry Clark,contando um dia da vida de um grupo de jovens em Nova York e a seu comportamento diante de sexo e drogas  no momento   em que o HIV era implacável com suas vítimas,
As fotos de Clark tinham sido referência para  Drugstore Cowboy.

****


 Estamos agora em 1997 e nosso diretor ganhou credibilidade e aceitação graças a Good Will Hunting, estrelado e escrito por MaDamon e Ben Affleck (Gênio Indomável,no Brasil)  

O filme  sobre um conturbado gênio da matemática faturou 220 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.

No Oscar daquele ano Van Sant recebeu indicação de Melhor Diretor,ganhou Oscar de Melhor Roteiro e outro Oscar de Ator  o Coadjuvante foi  para Robin Williams. 


Psicose :Nova abordagem

 1998 

O sucesso de Good Will Hunting /Gênio Indomável deu a Van Sant oportunidade de refilmar Psycho,  /Psicose,no Brasil,clássico deAlfred Hitchcock de 1960,em cores e com elenco de jovens talentos: Anne Heche , Vince Vaughn, e Julianne Moore 

O filme despertou curiosidade e críticas ácidas e não teve boa bilheteria.
Tarimbado, Gus Van Sant não se deixou abater e deu sequência a novos projetos:lançou dois álbuns e um romance, ROSA,considerado como tributo à memória  de River Phoenix,morto em 1993.
*****
O ano 2000 veio com ares mais leves:Finding Forrester (Encontrando Forrester, no Brasil),drama que narra o encontro de um jovem estudante negro de 16 anos do Bronx, jogador de basquete (Rob Brown),que tem como sonho se tornar escritor com um romancista solitário,interpretado por Sen Connery vencedor de um Prêmio Pulitzer que nunca mais conseeguiu  lançar outra obra

**********   

Cinema de Arte :volta às origens
  
Gus Van Sant decidiu retornar aos métodos mais simples de filmar e deixou os  grandes orçamentos para se dedicar Gerry, de 2002, filmado nos desertos da Argentina,Estados Unidos e Jordânia , com Matt Damon e Casey Affleck.
ambos chamados Gerry ,vagam  atrás de um objetivo misterioso e seguindo caminho selvagem.Acabam se desinteressando da busca e, ao tentar a volta,percebem que estão perdidos. A estréia no Sundance Film Festival teve elogios e críticas mas deixou  o público deslumbrado com o 
trabalho do Diretor de Fotografia Harris Savides .

Enquanto Gerry não chegava ao circuito comercial,Van Sant começou a produzir seu próximo filme, Elephant,baseado no massacre da  Columbine High School de 1999, influenciado pelo filme de 1989 de Alan Clarke de mesmo nome . 




O filme provocou  fortes reações do público no Festival de Cannes 2003.
O júri foi unânime e concedeu-lhe seu prêmio máximo, a Palma de Ouro e  para Van Sant  sua primeira estátua de Melhor Diretor do Festival.
O sucesso do Elefante . levou Van Sant a investir e arrecadar fundos para a Outside In , uma organização que trabalha para ajudar os jovens que vivem nas ruas de Portland , Oregon.

Em 2005, foi lançado Last Days ( Br-Últimos Dias) ,final do que ele se chama  "Trilogia da Morte" ( as outras partes sendo Gerry e Elephant ) 
É uma visão ficcional dos últimos dias do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain .


Em 2006, começa a produção de Paranoid Park a partir do livro de Blake Nelsen.Lançado na Europa em 2008, conta a história de um adolescente praticante de skate que provoca acidentalmente a morte de uma pessoa.
Também em 2008, Gus dirigiu o segmento "Le Marais" no filme "Paris je t'aime"   

  MILK


Ainda em 2008, sai Milk (Harvey Milk no original,2007) biografia de Harvey Milk, primeiro homem abertamente gay a ser eleito 


para um cargo público na Califórnia, como 


supervisor da cidade de São Francisco,

O político e ativista gay de origem lituana foi interpretado  com grande sensibilidade por 
Sean Penn -e Matt Demon como o assassino que surpreendeu platéia e crítica no Festival 
 de Veneza naquele ano.
O filme recebeu oito indicações ao Oscar   incluindo Melhor Filme ganhando o de Melhor Ator para Penn e Melhor Roteiro Original para o escritor Dustin Lance Black .Van Sant foi indicado para Melhor Diretor.  

  Terra Prometida e o próximo lançamento

Promised Land ( Br-Terra Prometida ),   baseado em uma história de Dave Eggers,foi lançado em 28 de dezembro de 2012.  O filme é estrelado por Frances McDormand,Matt Damon e John Krasinski. 
Funcionários de uma grande corporação são enviados a uma pequena cidade do interior, de base agrícola e em decadência econômica, para fazer uma proposta aparentemente irrecusável 

**
Matthew McConaughey e Ken Watanabe estão no próximo filme, sobre um homem que se dirige ao local mais procurado para prática de suicídios  no Japão,quando encontra outro homem que deseja se matar também. Os dois,então, embarcam em uma jornada espiritual.
 ****
Encerro esta postagem com a reflexão de uma enciclopédia virtual sobre o caminho trilhado por nosso talentoso Diretor:


"Um dos mais instigantes talentos que emergiram do cinema independente durante as últimas décadas,Gus Van Sant está bem confortável com sua orientação sexual.Mais importante ainda:no seu trabalho apresenta a homossexualidade num tom "neutro" com
naturalidade.
Quando Hollywood ainda estava hesitante a respeito, "Mala Noche", de 1985, irrompeu nos festivais gays com uma franqueza impressionante." 

Clique aqui e assista "Mala Noche"

www.dailymotion.com/video/x126nqk_mala-noche-1985-1-2_shortfilms

*************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diretas já -40 anos

    A CAMPANHA QUE MOBILIZOU O BRASI L    Quando os militares deram o golpe de estado em 1964, trataram logo de garantir sua longevidade no ...